Carta da Terra chega às escolas
A Carta da Terra, declaração de princípios éticos e sustentáveis reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), países, empresas e ONGs dos cinco continentes, ganhou uma versão infantil e será incorporada à rotina pedagógica de escolas e centros municipais de educação dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3), no Oeste do Estado.
Intitulada Carta da Terra para Crianças, o trabalho foi lançado na última sexta-feira (21), no auditório da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. A partir desta semana, 30 mil exemplares da cartilha serão distribuídos nas escolas da região.
A iniciativa é da Itaipu Binacional, Prefeitura de Foz do Iguaçu e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. O material contém linguagem simples e figuras ilustrativas, destacando a importância dos cuidados com a natureza e os princípios da sustentabilidade.
“A Carta da Terra para Crianças nasce como um libelo de esperança; o instrumento que faltava para trabalhar nas crianças a ideia de que um novo mundo é possível”, disse o diretor de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu, Nelton Friedrich. Segundo ele, “o material impresso não vai ficar parado nas prateleiras para receber poeira, mas, sim, viver e permear as salas de aula”.
A mesma opinião tem a coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil Jardim Lindóia, Neusa Martins Guimarães. “A Carta da Terra para Crianças chega para complementar o trabalho de construção coletiva para um mundo melhor que desenvolvemos com os nossos alunos. Estamos muito felizes com a novidade”, elogiou.
O prefeito de foz, Paulo Mac Donald Ghisi, que também participou da cerimônia na Fundação Cultural, disse que a Carta da Terra para Crianças passará a despertar nos estudantes a consciência da transformação. Presidente do Conselho dos Lindeiros e prefeita de Pato Bragado, Normilda Koehler destacou as parcerias entre as instituições da BP3 e a preocupação em promover ações sustentáveis.
Fonte e Fotos: JIE
FONTE: Disponível em http://www.jtribunapopular.com.br/index.php?topicos=nav/single&topico=4432. Acesso em 25 de set de 2012.