Enquanto diverte a criança, o conto de fadas esclarece sobre si mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significado em tantos níveis diferentes, e enriquece a existência da criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça á multidão e diversidade de contribuições que esses contos dão á vida da criança. (1980, p.20)
A literatura infantil traz uma lição de vida de forma imaginária, contribuindo para a formação da criança no processo de construção da sua personalidade. A literatura é um dos meios mais eficazes de desenvolvimento sistemático no trabalho da linguagem e na formação da criança, pois utilizar a literatura é trabalhar com o homem e sua personalidade.
A imensa capacidade de percepção da criança, através dos contos infantis proporciona ela criar, imaginar e também reproduzir com muita facilidade através das diversas combinações, em detrimento, ela criará um submundo que terá realidade e fantasia sempre unida no contexto infantil. A imaginação da criança conduz a capacidade de criação do animismo para atingir a combinação de imagens e movimentos. No animismo, a criança se projeta momentaneamente nos personagens, e, adentrando no mundo da fantasia, vivencia um contato mais estreito com seus sentimentos, organizando seus conflitos e emoções. Desta maneira, ela cresce e se desenvolve.
Para confirmar esta assertiva, Vera Aguiar diz que:
"A magia e o encanto que os contos de fadas transmitem até hoje estão
no fato de que eles não falam a vida real, mas à vida como ela ainda
pode ser vivida, apresentando situações humanas possíveis ou imagináveis
[...] os contos não se prendem a contingência do real e veiculam mais
de uma significação. Assim, a criança encontra na literatura respostas
às questões vividas e as dúvidas típicas de sua faixa etária." (De onde
vem? Quem imitar? É filho legítimo ou não?...) (2001, p. 80-81)
Quando a criança ouve ou lê uma história e tendo ela a capacidade de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela, realiza-se então uma interação verbal, que neste caso, vem ao encontro às noções de linguagem, de confrontamento nas idéias e de pensamentos críticos em relação aos textos. É muito importante que a literatura infantil esteja inserida no contexto de ensino e aprendizagem, para que seja despertado na criança tanto o mundo mágico da criatividade como um importante hábito de leitura. Além do ensino didático e valores morais, a literatura infantil desperta prazer, emoção e pensamento crítico. O convívio com o texto literário no processo de formação possibilita ao aluno o conhecimento de si mesmo, do espaço que o circunda e da vida social.
A literatura é parte integrante do desenvolvimento da criança e o primeiro passo é incentivá-la através de leitura dos livros literários, o qual criará estímulos para a formação de leitores. A literatura favorece a retirada das barreiras educacionais e pessoais de que tanto se fala, dando oportunidade mais justa de educação, principalmente, no desenvolvimento da linguagem e do exercício intelectual e emocional da criança; ao mesmo tempo, aumenta a possibilidade de normalização da situação pessoal de cada criança que vem "vê" e escutar a literatura diariamente.
Mais informações:
FONTE: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/literatura-infantil-desenvolvendo-a-crianca-para-a-vida-4656030.html. Acesso em 10 de set de 2012.
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