sexta-feira, 15 de novembro de 2013

VOCÊ LÊ PARA O SEU FILHO?




Oi, leitores! Se você respondeu "sim" ao título do post, parabéns! Se respondeu "não", ainda está em tempo de entender o quanto isso é importante. Eu explico! Uma pesquisa feita pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, concluiu que crianças que vivem em um ambiente com mais livros possuem o córtex cerebral mais fino, o que está relacionado com maior inteligência na vida adulta. Outros estudos mostram que 70% de todo o vocabulário que uma criança terá aos 7 anos é construído nos três primeiros anos de vida! Ou seja, além de ser uma delícia, ler para nossos pequenos faz bem para eles!
O tema dos livros não importa. Claro, você não vai ler sobre leis da física esperando despertar curiosidade na criança. Há vários livros infantis escritos com essa função. Basta você conhecer o gosto de seu filho e pronto! Uma boa estória vai render momentos de paz e de intimidade. Aliás, isso é o que mais faz falta pras crianças de hoje, na minha opinião. Os pais saem de casa cedo, voltam tarde e perdem o momento do banho, de colocar na cama pra dormir. Com isso, perdem a intimidade, tão importante na construção do vínculo.
Sei que muita gente não tem tempo. Outros não tem dinheiro para comprar livros. Nada disso é desculpa. Sobre o tempo, basta abrir mão de algo no fim de semana e dedicar alguns minutos para seu filho. Sobre o dinheiro, algumas empresas  doam livros e mandam os exemplares pelo Correio na sua casa. Além disso, existem bibliotecas espalhadas pelo Brasil. Ou seja, você pode mostrar um livro novo por dia para seu filho e, assim, despertar nele a vontade de ler mais e mais ao longo da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário