terça-feira, 24 de março de 2015

BOAS VINDAS AO CMEI



Cada ser humano traz consigo suas vivências, experiências e modelos de convivência.
As crianças, assim como os adultos, apresentam manifestações e reações diferentes em cada contexto.
A escola como um todo precisa estar sensível às manifestações individuais dos alunos, atendendo às suas necessidades específicas, que podem se manifestar de forma transitória ou permanente, nos casos daqueles que possuam alguma necessidade educacional.




“Deixar que a criança mantenha seu jeito de ser, seus rituais (...) para aos poucos se ajustar ao grupo, proporciona suavidade à transição, sem rupturas bruscas e maior controle do adulto sobre o processo” 
(ORTIZ, Revista Avisa Lá).


CONSTRUÇÃO DE VÍNCULO COM AS FAMÍLIAS 
É essencial neste processo que a equipe escolar discuta e decida sobre a importância de estreitar os vínculos com as famílias, obtendo informações relevantes para o trabalho na escola e para os cuidados com os alunos no dia a dia. A forma e o instrumento que utilizarão devem ser sempre avaliados e decididos pela equipe escolar e pelas famílias. A reunião com pais possibilitará a organização de diferentes estratégias para conhecer melhor as famílias e trocar informações sobre os alunos.

ACOLHENDO OS ALUNOS 
Acolher é parte essencial da adaptação e vários são os aspectos que precisam ser pensados para um bom acolhimento. A atenção e os cuidados, assim como a cortesia e a afetividade, principalmente com as crianças menores, são fundamentais para que os alunos se sintam seguros. A observação do professor e o diálogo com o grupo e com cada estudante estão presentes no processo de conhecer os alunos, suas características e preferências, suas experiências, as formas de ser e estar no mundo. O período de adaptação precisa favorecer o conhecimento mútuo, a interação com os colegas e os adultos.


FONTE: Material de apoio ofertado pela Secretaria Municipal de Educação, Departamento de Educação Infantil, 2015.

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